terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Os 10 melhores filmes da clássica "Sessão da tarde"

Todos nó criamos listas (mesmo que mentais) escolhendo quais foram as 10 melhores coisas de todos os tempos, 10 melhores músicas, melhores bandas, melhores times de futebol, etc... Os 10 melhores filmes da Sessão da tarde, é uma compilação baseada na cultura e entretenimento provocado por essas 10 obras de inestimável valor para a nossa cultura teen dos anos 90. (não foram disponibilizadas as sinopses, somente alguns comentários) Pode ser que cometemos algumas injustiças, mas alguns filmes aqui estão pela representatividade, e pioneirismo que trouxeram para uma nova geração. Geração que tratou de utilizá-los como parâmetro na criação de outros filmes de sucesso.

10° Os garotos perdidos - The Lost Boys
Esse filme foi o pioneiro na saga de filmes de vampiro teen, não sei se isso foi uma boa, contudo ele se enquadra muito nas pedidas inovadoras para os anos 80 e 90. A pouco tempo fora lançado dois filmes que tentaram frustradamente continuar a saga iniciada no final dos anos 80.


9° O rapto do menino dourado - The golden child
Poderíamos ter escolhido qualquer um dos diversos filmes estrelados por Eddie Murphy, mas esse é especial. Muita comédia e ação, além de uma clássica disputa entre o bem e o mal, sendo que o bem vence contando piadas...


8° Caçadores de emoção - Point break
Talvez esse filme seja o de maior ação dentre os 10 escolhidos, foi gravado no início dos anos 90, mas com a essência dos anos 80. Muito bom, traz emoção do início ao fim, junta o Surf, com Paraquedismo, Futebol americano, tudo isso com muita bala, explosão e perseguição. Definitivamente um ícone da ação dos anos 90.


7° O feitiço de Áquila - Ladyhawke
Sem muitos comentários, trouxe as histórias de amores impossíveis à tona, foi revolucionário para o cinema daquela época. Deixou consigo a simplicidade de uma história que emociona o telespectador. A ambientação e filmagem passada na idade média, faz com que a fotografia do filme seja algo ímpar.


6º Te pego lá fora - 3 o'Clock
Deu início á uma série de filmes nesse mesmo estilo. Quem nunca teve um valentão em seu colégio? Alguém com fama de malvado, que todos tinham medo? Pois é, isso filme retrata isso, e nos mostra que a história de Davi e Golias, pode ser vista fora da Bíblia também. 


5º Conta comigo - Stand by me
Para ser bem sincero, foi a partir dessa obra que me tornei um admirador do trabalho de Stephen King. Apesar de ter um bando de garotos como protagonistas, a história traz uma lição de vida para todos, independentemente de idade. Era moda na época se utilizar de um elenco de adolescentes para contar uma enormidade de histórias.

4° Indiana Jones e a última cruzada -  Indiana Jones and The last crusade
Emoção desde o seu começo engraçado, ao seu final apoteótico. Qualquer um dos filmes da trilogia, com exceção do último, poderia estar aqui entre os 10, mas simbolicamente escolhemos o melhor dentre eles, para demonstrar o quão importantes eles foram para a história do cinema mundial. Um mocinho procurando relíquias, descobrindo a história da humanidade, tudo isso combatendo tudo que é espécie de vilão. Que ideia genial, uma trama magnífica. Não é à toa que conquistou seu espaço na história do cinema.


3° De volta para o futuro - Back to the future
Todos queríamos ser Marty Macfly, andar no Delorean, viver suas aventuras, e principalmente viajar pelo tempo. Imaginávamos onde ir e o que fazer em qualquer lugar do mundo e do tempo. Esse filme poderia tranquilamente ser o 1° da lista, mas seguimos critérios que fizeram ele adotar a posição que se encontra. Até hoje podemos lembrar de cada cena, de qualquer um dos filmes da trilogia. O filme começou a difundir o tema viagem no futuro de forma concreta no cinema, e deixou um legado difícil de ser esquecido.


2° Os Goonies - The Goonies
Esse filme simplesmente realiza de forma virtual o maior sonho de qualquer criança ou adulto; "encontrar um baú cheio de tesouro". É inegável o conteúdo cultural que esse filme nos deixou, é a aventura que todos gostaríamos de passar. Mais uma vez o cinema nos mostra que para um filme ser bem sucedido, não precisa de muito ficção e gastos exorbitantes, uma história contada por nosso avós basta para entreter o público.


1° Curtindo a vida adoidado - Ferris Bueller's day off
De todas as listas de melhores filmes da "Sessão da tarde", ou de filmes da década de 80, esse filme varia de 1° até no máximo 10°, entre os melhores. A grande maioria de listas apresenta ele como sendo o melhor, não deixamos esse fato influenciar em nossa escolha, mas o que fez com que escolhêssemos esse filme, foi o fato de ele ter marcado essa geração: "ANOS 80". Mais uma vez uma história com personagens teens como protagonistas, revela o sucesso que esse tipo de trama alcançava. Aqui está o merecido PRIMEIRO COLOCADO!

Qualquer sugestão ou crítica é bem vinda!

Cassius 7/ The Double

Uma atuação muito boa de Richard Gere no gênero de ação e suspense. Após um longo período conhecido mundialmente pelas suas atuações em romances e comédias românticas, protagonizando mocinhos, o seu trabalho em "O Chacal" fez com que o mundo conhecesse a sua versatilidade em interpretar filmes do gênero ação e aventura. Os anos 2000 coroaram esse indício apresentado, e mostraram que o seu repertório de interpretações é muito maior do que seus fãs imaginavam. A trama é muito inteligente, contudo possui algumas passagens muito previsíveis, e faz com que o telespectador tenha a sensação de já ter visto uma série de filmes iguais a esse. Ela narra a história de um ex-agente da CIA (Gere) que é chamado pelo governo para encontrar Cassius, um assassino lendário, que supostamente havia voltado a cometer crimes. Ao decorrer da história, as coisas se transformam, e o panorama antes criado muda bastante, mas não o suficiente para persuadir o telespectador de que o final é uma grande surpresa. Entretanto o filme não pode ser considerado uma opção de segunda categoria, está sim em um nível muito maior que a média de filmes apresentadas no ano. Vale a pena conferir, você está prestes a assistir um filme do estilo "Tela Quente" dos anos 90, que diga-se de passagem, eram os melhores anos do programa. Nota 3,8.

Martin Sheen dá o ar da graça nesse trailer de ação.
Só falta o Roberto Justos para completar o trio dos que 
precisam de um Grecin na peruca.
Cassius 7 (2011)

Procura-se um amigo para o fim do mundo/ Seeking a friend for the end of the world

O filme foi uma grata surpresa, podemos dizer que a expectativa  de assistir mais uma comédia mediana interpretada por Steve Carrel foi superada. Ator principal em várias comédias meia-boca, Carrel nesse filme demonstrou habilidade para interpretar diversos personagens com personalidades diferentes. A história fala sobre a queda de um meteoro no nosso planeta, e por consequência o fim do mundo, que se aproxima, e que dentro de algumas semanas estaria concretizado. A partir daí diversas pessoas surtam, situações inesperadas acontecem, paralelamente a isso Dodge (personagem de Carrel) por acaso encontra Penny (Keira Knightley). Os dois tornam-se amigos, entre conversas e o fim do mundo se aproximando, os dois resolvem sair pelos EUA para resolverem problemas pessoais dos quais fugiram durante a vida toda. O desenrolar da trama é muito interessante, passagens com cenas engraçadas e coisas muito bizarras. O legal é que o filme mostra que apesar do fim se aproximar, algumas pessoas continuam a viver sem se preocupar com o fim. A empregada de Dodge é um exemplo de como as pessoas não mudam sua rotina, apesar de tudo. Mesmo faltando alguns dias para acabar o mundo, ela vai trabalhar com o medo de perder o emprego (depois ela diz que não gostaria de deixar Dodge sozinho). Um cara malhando na academia há poucos dias  do fim do mundo, é um outro exemplo. Coisas difíceis de imaginar que as pessoas façam quando o fim está próximo. O final foi bem apropriado para encerar a trama, nos traz em algumas cenas e falas em que Carrel e Knightley demonstram a simplicidade e beleza do amor entre duas pessoas, e o quanto ele se intensifica quando é correspondido e verdadeiro. Nota 3,9.

Às vezes o "fim", é apenas o início.
Procura-se um amigo para o fim do mundo (2012)