Odiado por alguns idolatrado por outros, é um filme baseado no homônimo best seller (life of Pi) que fez um estrondoso sucesso ao redor do mundo. Narra a história de um naufrágio onde um garoto indiano é o único sobrevivente. Ele e sua família resolvem se mudar para o Canadá aonde continuariam com o negócio da família, um Zoológico. Ocorre que após o naufrágio, o garoto consegue ficar em um bote juntamente com alguns "animais" que também sobreviveram. A fotografia e os cenários do filme são incríveis, o elevam a um patamar diferenciado. As cenas à noite e as reproduzidas na ilha carnívora tem uma qualidade de imagem absurda. A película entrou para a história recente do cinema. O impressionante do filme é a simplicidade com que ele narra a história, embora a forma com que ela foi contada acabou por confundir muitos espectadores sobre qual era verdadeira história do naufrágio. O que me deixa intrigado é que a maioria afirma ser a versão dos animais a verdadeira, tendo alguns expectadores inclusive ignorando a existência da outra versão, não entendendo as colocações do protagonista ao final do filme, quando ele conta a real história aos investigadores japoneses. A verdadeira história da conta de que o navio foi afundado propositalmente, e que Pi ficara no bote com mais três pessoas. Sendo uma delas a sua mãe (representada pela figura do macaco). As dicas sobre a veracidade dessa versão se revelam justamente no final, durante a entrevista que os dois japoneses fazem á Pi, quando ele está no leito do hospital.
Pi, que era nada mais nada menos que Richard Parker (o tigre), no final é abandonado pelo "tigre", o seu lado selvagem que fora necessariamente adotado. A postura trazida pelo animal fora fundamental para que ele sobrevivesse à deriva.
Todavia, feitas essas observações, o filme tem um conteúdo diferente, baseado no livro "Max e os felinos" do escritor gaúcho Moacyr Scliar, a história pode ser sim considerada inovadora, em um cenário de mesmice em que os filmes atuais se encontram. Nota 3,7
As aventuras de Pi (2012)