terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Os 10 melhores filmes da clássica "Sessão da tarde"

Todos nó criamos listas (mesmo que mentais) escolhendo quais foram as 10 melhores coisas de todos os tempos, 10 melhores músicas, melhores bandas, melhores times de futebol, etc... Os 10 melhores filmes da Sessão da tarde, é uma compilação baseada na cultura e entretenimento provocado por essas 10 obras de inestimável valor para a nossa cultura teen dos anos 90. (não foram disponibilizadas as sinopses, somente alguns comentários) Pode ser que cometemos algumas injustiças, mas alguns filmes aqui estão pela representatividade, e pioneirismo que trouxeram para uma nova geração. Geração que tratou de utilizá-los como parâmetro na criação de outros filmes de sucesso.

10° Os garotos perdidos - The Lost Boys
Esse filme foi o pioneiro na saga de filmes de vampiro teen, não sei se isso foi uma boa, contudo ele se enquadra muito nas pedidas inovadoras para os anos 80 e 90. A pouco tempo fora lançado dois filmes que tentaram frustradamente continuar a saga iniciada no final dos anos 80.


9° O rapto do menino dourado - The golden child
Poderíamos ter escolhido qualquer um dos diversos filmes estrelados por Eddie Murphy, mas esse é especial. Muita comédia e ação, além de uma clássica disputa entre o bem e o mal, sendo que o bem vence contando piadas...


8° Caçadores de emoção - Point break
Talvez esse filme seja o de maior ação dentre os 10 escolhidos, foi gravado no início dos anos 90, mas com a essência dos anos 80. Muito bom, traz emoção do início ao fim, junta o Surf, com Paraquedismo, Futebol americano, tudo isso com muita bala, explosão e perseguição. Definitivamente um ícone da ação dos anos 90.


7° O feitiço de Áquila - Ladyhawke
Sem muitos comentários, trouxe as histórias de amores impossíveis à tona, foi revolucionário para o cinema daquela época. Deixou consigo a simplicidade de uma história que emociona o telespectador. A ambientação e filmagem passada na idade média, faz com que a fotografia do filme seja algo ímpar.


6º Te pego lá fora - 3 o'Clock
Deu início á uma série de filmes nesse mesmo estilo. Quem nunca teve um valentão em seu colégio? Alguém com fama de malvado, que todos tinham medo? Pois é, isso filme retrata isso, e nos mostra que a história de Davi e Golias, pode ser vista fora da Bíblia também. 


5º Conta comigo - Stand by me
Para ser bem sincero, foi a partir dessa obra que me tornei um admirador do trabalho de Stephen King. Apesar de ter um bando de garotos como protagonistas, a história traz uma lição de vida para todos, independentemente de idade. Era moda na época se utilizar de um elenco de adolescentes para contar uma enormidade de histórias.

4° Indiana Jones e a última cruzada -  Indiana Jones and The last crusade
Emoção desde o seu começo engraçado, ao seu final apoteótico. Qualquer um dos filmes da trilogia, com exceção do último, poderia estar aqui entre os 10, mas simbolicamente escolhemos o melhor dentre eles, para demonstrar o quão importantes eles foram para a história do cinema mundial. Um mocinho procurando relíquias, descobrindo a história da humanidade, tudo isso combatendo tudo que é espécie de vilão. Que ideia genial, uma trama magnífica. Não é à toa que conquistou seu espaço na história do cinema.


3° De volta para o futuro - Back to the future
Todos queríamos ser Marty Macfly, andar no Delorean, viver suas aventuras, e principalmente viajar pelo tempo. Imaginávamos onde ir e o que fazer em qualquer lugar do mundo e do tempo. Esse filme poderia tranquilamente ser o 1° da lista, mas seguimos critérios que fizeram ele adotar a posição que se encontra. Até hoje podemos lembrar de cada cena, de qualquer um dos filmes da trilogia. O filme começou a difundir o tema viagem no futuro de forma concreta no cinema, e deixou um legado difícil de ser esquecido.


2° Os Goonies - The Goonies
Esse filme simplesmente realiza de forma virtual o maior sonho de qualquer criança ou adulto; "encontrar um baú cheio de tesouro". É inegável o conteúdo cultural que esse filme nos deixou, é a aventura que todos gostaríamos de passar. Mais uma vez o cinema nos mostra que para um filme ser bem sucedido, não precisa de muito ficção e gastos exorbitantes, uma história contada por nosso avós basta para entreter o público.


1° Curtindo a vida adoidado - Ferris Bueller's day off
De todas as listas de melhores filmes da "Sessão da tarde", ou de filmes da década de 80, esse filme varia de 1° até no máximo 10°, entre os melhores. A grande maioria de listas apresenta ele como sendo o melhor, não deixamos esse fato influenciar em nossa escolha, mas o que fez com que escolhêssemos esse filme, foi o fato de ele ter marcado essa geração: "ANOS 80". Mais uma vez uma história com personagens teens como protagonistas, revela o sucesso que esse tipo de trama alcançava. Aqui está o merecido PRIMEIRO COLOCADO!

Qualquer sugestão ou crítica é bem vinda!

Cassius 7/ The Double

Uma atuação muito boa de Richard Gere no gênero de ação e suspense. Após um longo período conhecido mundialmente pelas suas atuações em romances e comédias românticas, protagonizando mocinhos, o seu trabalho em "O Chacal" fez com que o mundo conhecesse a sua versatilidade em interpretar filmes do gênero ação e aventura. Os anos 2000 coroaram esse indício apresentado, e mostraram que o seu repertório de interpretações é muito maior do que seus fãs imaginavam. A trama é muito inteligente, contudo possui algumas passagens muito previsíveis, e faz com que o telespectador tenha a sensação de já ter visto uma série de filmes iguais a esse. Ela narra a história de um ex-agente da CIA (Gere) que é chamado pelo governo para encontrar Cassius, um assassino lendário, que supostamente havia voltado a cometer crimes. Ao decorrer da história, as coisas se transformam, e o panorama antes criado muda bastante, mas não o suficiente para persuadir o telespectador de que o final é uma grande surpresa. Entretanto o filme não pode ser considerado uma opção de segunda categoria, está sim em um nível muito maior que a média de filmes apresentadas no ano. Vale a pena conferir, você está prestes a assistir um filme do estilo "Tela Quente" dos anos 90, que diga-se de passagem, eram os melhores anos do programa. Nota 3,8.

Martin Sheen dá o ar da graça nesse trailer de ação.
Só falta o Roberto Justos para completar o trio dos que 
precisam de um Grecin na peruca.
Cassius 7 (2011)

Procura-se um amigo para o fim do mundo/ Seeking a friend for the end of the world

O filme foi uma grata surpresa, podemos dizer que a expectativa  de assistir mais uma comédia mediana interpretada por Steve Carrel foi superada. Ator principal em várias comédias meia-boca, Carrel nesse filme demonstrou habilidade para interpretar diversos personagens com personalidades diferentes. A história fala sobre a queda de um meteoro no nosso planeta, e por consequência o fim do mundo, que se aproxima, e que dentro de algumas semanas estaria concretizado. A partir daí diversas pessoas surtam, situações inesperadas acontecem, paralelamente a isso Dodge (personagem de Carrel) por acaso encontra Penny (Keira Knightley). Os dois tornam-se amigos, entre conversas e o fim do mundo se aproximando, os dois resolvem sair pelos EUA para resolverem problemas pessoais dos quais fugiram durante a vida toda. O desenrolar da trama é muito interessante, passagens com cenas engraçadas e coisas muito bizarras. O legal é que o filme mostra que apesar do fim se aproximar, algumas pessoas continuam a viver sem se preocupar com o fim. A empregada de Dodge é um exemplo de como as pessoas não mudam sua rotina, apesar de tudo. Mesmo faltando alguns dias para acabar o mundo, ela vai trabalhar com o medo de perder o emprego (depois ela diz que não gostaria de deixar Dodge sozinho). Um cara malhando na academia há poucos dias  do fim do mundo, é um outro exemplo. Coisas difíceis de imaginar que as pessoas façam quando o fim está próximo. O final foi bem apropriado para encerar a trama, nos traz em algumas cenas e falas em que Carrel e Knightley demonstram a simplicidade e beleza do amor entre duas pessoas, e o quanto ele se intensifica quando é correspondido e verdadeiro. Nota 3,9.

Às vezes o "fim", é apenas o início.
Procura-se um amigo para o fim do mundo (2012)

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Céu de outubro/ October sky

Um filme grandioso, com um bom elenco e atuações muito boas de Jake Gyllenhaal e Chris Cooper. O filme é baseado em um livro escrito pelo personagem principal do filme. A trama narrada é verídica, e todos os seus personagens também são reais. Traz a história do jovem Homer Hickam (Jake Gyllenhaal), um estudante da década de 50, que resolve fazer um trabalho para uma feira de ciências voltado ao seu sonho de ser um projetista de foguetes. Juntamente com seus amigos, Homer é escolhido para representar a sua cidade na feira de ciências em nível estadual. Contudo a cidade em que eles vivem é localizada no interior dos EUA, e tem como principal fonte de renda de seus habitantes a mineração de carvão. Todos na cidade trabalham na mina, e o destino de todos parece que a ela pertence. Isso faz com que os sonhos de todos os jovens que ali nascem, morram antes de eles tentarem realizá-los. Homer e seus amigos passam por inúmeras situações, desde as mais engraçadas, até as mais dramáticas. O filme não é somente uma história de realização de um sonho, é muito mais que isso, traz uma emocionante história de vida de Homer, com passagens fortes do seu relacionamento com o pai, com a sua professora, e as conquistas que foram alcançadas ao decorrer de sua vida. Ele marca pelas muitas cenas emocionantes, e de comoção. Ao seu final, a trama conta o que realmente aconteceu com cada um dos personagens principais do filme, com imagens reais das pessoas que foram representadas na história. Ao telespectador; que se deleite com essa obra prima do cinema contemporâneo. Nota: 4,5

O autor do livro Homer Hickam gostaria que o nome do filme fosse "Rocket boys", 
entretanto a produtora achou que esse nome não se enquadraria na 
propaganda por eles adotada. 
Curiosidade: "Rocket boys", é um anagrama do
nome do filme (October sky).
October sky (1999) 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O primeiro mentiroso/ The invention of lying

Parabéns aos diretores Ricky Gervais (que também faz o papel de Mark Bellison, o personagem principal), e Matthew Robbinson por nos contemplarem com uma obra tão boa quanto essa. O filme é uma mistura perfeita de comédia com romance, se passa em um mundo que não conhece a mentira, todos falam as coisas que realmente acontecem e os seus pontos de vista sem esconder nada uns dos outros. Narra a história de Mark Bellison um funcionário de uma grande produtora de filmes, que está prestes a ser demitido, quando frente a inúmeros problemas, num estalo da consciência descobre como não dizer a verdade, ou seja, mentir. A partir daí a trama se desenrola com muita comédia e fatos interessantes. A coerência é observada em  todos os detalhes do filme, deixando o telespectador sempre a par do que está acontecendo, e sem perder a ordem cronológica dos fatos, e os desdobramentos adequados ao fato de não existir a mentira nesse mundo. O filme nos traz uma onda de novas ideias, lembra um pouco o filme "O mentiroso" de Jim Carrey, entretanto possui muitas qualidades unicamente peculiares. Com vontade de ver uma excelente comédia? E de saco cheio com comédias pastelão no estilo de "Todo mundo em pânico", ou comédia teen como "American Pie"? Assista agora esse grande filme. Nota 3,9.

Por que não se traduz um título de filme literalmente? 
A invenção da mentira (o verdadeiro nome), teria vindo muito bem a calhar 
para o título em português desse filme.
O primeiro mentiroso (2009)

Caçada na neve/ Eine Frau jagt den Mörder

Infelizmente, ou melhor felizmente a nossa equipe também assiste a uma grande quantidade de porcarias cinematográficas, sendo assim, podemos avisar aos nossos leitores sobre o perigo que correm ao assistirem filmes como esse. Não há razão nenhuma para assistirem ao filme, senão para dar algumas risadas, a história do filme seria até que razoável, contudo o elenco e a interpretação dos personagens, além da péssima filmagem e efeitos não permitem que essa produção possa pontuar em nossa avaliação. Uma policial que não tem coragem de disparar uma arma de fogo, um "assassino" metido a Bon Jovi, uma avalanche que não destrói nada, e uma dupla de detetives que está mais para dupla sertaneja. Uma série de assassinatos, um suspeito, uma perseguição e muita conversa fiada, qualquer criança com mais de 6 anos já descobre o real assassino com 20 minutos de filme. O tempo que você perdeu lendo esse comentário já é mais que suficiente para se desperdiçar com essa bobagem sem tamanho.

Só de lembrar que assistimos esse filme, bate um arrependimento.
Caçada na neve(2001)



A perseguição/ The Grey

Liam Nesson mostra novamente que se encaixa em qualquer personagem, um camaleão do cinema mundial. Ele faz um papel de um caçador contratado por uma empresa no Alasca, para matar lobos que se aproximem dos empregados durante o turno de trabalho. A história envolve um drama pessoal vivido pelo personagem de Nesson (Ottway), em relação ao seu pai e sua namorada. Durante a viagem de volta para casa, um problema de congelamento nas turbinas faz com que o avião caia em meio à uma nevasca, em uma região inabitada, cercada somente pela neve, e pelos animais que selvagens que ali se encontram. Nesson juntamente com alguns funcionários sobrevivem, mas são atacados por lobos selvagens que começam a exterminá-los um a um. Interessante o desenrolar da história, com situações inimagináveis acerca de como a alcateia pensa, e como respeitam o seu líder Alpha. Porém o filme deixa um pouco a desejar em vários aspectos, faltou um pouco de ousadia do diretor em relação as cenas de ação, além da falta de um maior suspense nas cenas noturnas. O final do filme diferencia-se do que comumente se vê, ele se utiliza de poesia e emoção, para trazer ao telespectador um grande dilema que a vida nos traz. O filme lembra um pouco a série LOST, quando passa a analisar alguns fatos e situações com os personagens antes do acidente de avião. Nota: 2,8.

Não é o Spielberg ali do lado. Se ele tivesse dirigido o filme, com certeza ele renderia mais.
A perseguição (2012)

Bad Ass

Danny Trejo saiu de uma esfera de ser eterno coadjuvante e figurante, para passar a ser estrela de filmes do gênero ação. Apesar de ser um filme de ação, por vezes a trama deixa transparecer um caráter mais sofisticado de comédia e romance, bem ao estilo dos filmes de ação estrelados por The Rock. A história é narrada nos dias atuais, fala de um homem chamado Frank Vega (Danny Trejo), já com certa idade, que não teve sorte na vida, foi soldado no Vietnã, e perde sua mãe e seu melhor amigo durante a trama. Ele fica conhecido como "Bad Ass" (fodão) quando um vídeo seu batendo em uns nazistas se espalha pela internet. Após ver que a polícia não está nem ligando para os crimes que acontecem na sua cidade, ele resolve fazer justiça com as próprias mãos. Se você estiver a fim de assistir á um filme com bastante ação, onde um "velho" de um metro e meio bate em todos os vilões, somente com as mãos, e o melhor de tudo, indo à caça dos bandidos andando com ônibus público, você não pode perder Bad Ass. O filme está longe de ser um bom filme, mas é uma boa pedida para sair da rotina de filmes cheios de metralhadoras e BMWs descontroladas pelas ruas. Nota: 2,4.

Danny Trejo é o irmão revoltado de Fidel Castro que resolveu
mostrar o quanto gosta de bater em americanos.
Bad Ass (2012)

Jogos Vorazes/ The hunger games

Na mesma linha de filmes do gênero romance misturado com ação, Jogos Vorazes lembra o romance da saga crepúsculo (triângulo amoroso). Entretanto, mistura uma fotografia futurista ao enredo, bem semelhante ao filme "The running man" de 1987, onde Swarzenegger faz o papel de um "sobrevivente", que teve que eliminar todos os seus inimigos e concorrentes que aparecerem pela sua frente, durante um programa de TV. Uma cidade, denominada de 12º distrito deve enviar dois jovens, que são sorteados, para uma disputa mortal, em um programa de televisão, onde o objetivo final é eliminar seus oponentes e permanecer como o último sobrevivente. Esses jogos são elaborados por uma promessa de paz feita entre os 12 distritos, para lembrá-los do que a guerra provocou á eles (observação: nada melhor para celebrar a paz, do que um monte de adolescentes se matando via televisão). Esses jovens (tributos) são escolhidos com idades entre 12 a 18 anos, recebem um mentor e treinamentos de sobrevivência e luta. O filme é razoável, após o início dos jogos, algumas cenas se mostram fracas, e uma espécie de "Big brother" é formado pelos competidores para eliminarem outros competidores. Efeitos especiais ficam devendo, e muitas das cenas tornam-se previsíveis. Para um leigo que não conhece nada sobre saga escrita no livro, ou melhor, nem sabe que existe um livro, fica que nem um completo otário (da mesma forma que na trilogia "Senhor dos anéis"), quando percebe que no alto das duas horas e pouco de filme, o mesmo termina sem realmente ter um fim. Filme mediano, nota 2,7.

A promissora Jennifer Lawrence no papel de Katniss Everdeen. 
Deem uma arco e algumas flechas para ela, e saiam de perto. 
                                                                Jogos Vorazes (2012)

terça-feira, 10 de julho de 2012

Aunt Irma Visits

Possivelmente o mais engraçado episódio da primeira temporada. O episódio conta a história da celebração  de Renholm pela meta atingida na empresa, ele convida os empregados para lhes contar que ganharam uma festa. Contudo ele esquece de agradecer a equipe de T.I. que acaba ficando descontente com ele. Jen está no período da TPM, e fica irritada com qualquer coisa, Roy e Moss também ficam mais sensíveis nesse período, então eles acreditam que a TPM é contagiosa. Moss tem um "relacionamento" com a terapeuta da empresa, que é muito parecida com a mãe de Roy. Jen está insuportável, então Roy e Moss decidem ajudá-la a superar essa fase. Passam a noite com ela, olham um filme juntos, e depois vão para a festa da empresa, onde encontram o sr. Renholm, que decide curtir com eles. O final é bem engraçado, vale a pena conferir.

Melhores amigos.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

The haunting of Bill Crouse (5)

Jen sai com um cara chamado Bill, mas no meio do encontro descobre que o cara é repugnante, que ele é mal caráter e diz para todos que dormia com várias garotas. Ela decide que não quer mais vê-lo, então pede a Moss para inventar uma desculpa quando ele viesse procurá-la. Mas Moss não é muito bom com mentiras e acaba dizendo a ele que ela MORREU. A mentira se espalha logo, e todos lamentam a morte de Jen. Roy foi chamado por uma garota chamada Judy para ajudá-la, mas ela é muito feia, e ele começa a evitá-la. Renholm resolve fazer uma homenagem a Jen, e profere palavras de "carinho", e até chama Elton John para cantar em seu velório, mas ela chega no meio do evento e todos ficam espantados e vaiam Jen, e querem Elton. Jen ameaça Bill, quando descobre que ele está mentindo para todos que os dois dormiram juntos, ela vai até a casa dele. No final Paul, o entregador da empresa morre, e "Elton John" pode cantar em seu velório.
Renholm e Jen, no momento em que ele descobre que ela não morreu, e ela descobre que eles não estão homenageando ela por ser a empregada do mês.

The red door (4)



Moss faz uma caneca personalizada com uma foto sua no fundo (pelo lado de fora), mas acaba perdendo ela. Jen quer saber o que tem na porta vermelha atrás da mesa de Roy, mas ele e Moss não contam a ela, e não querem que ela descubra. Contudo Roy é chamado para consertar um computador e acaba ficando preso na sala, entre duas mesas com uma garota sentada em cada ponta. Moss sobe para ajudá-lo e Jen abre a porta e descobre Richmond, depois disso ele conta a Jen como foi parar ali dentro. Moss não consegue ajudar Roy e Jen resolve ir ajudá-lo (a cena em que ela chama a atenção das garotas para liberar Roy, é muito engraçada). Jen convence Denholm a trabalhar com Richmond novamente, mas ele logo muda de ideia. Roy disse que tudo ficará bem "ao menos que alguém abra aquela porta", a imagem de uma porta assustadora aparece.

Richmond e Jen. Ela descobriu ele atrás da porta vermelha.

Fifty fifty (3)

O episódio começa com Roy em um encontro, com uma mancha de merda na testa. No dia seguinte todos já sabem do ocorrido, Jen tenta impressionar um segurança (Daniel) e acerta uma respostas em um livro de 50/50 (resposta 1 ou resposta 2). Como sempre eles prestam a mesma assistência por telefone, Moss e roy decidem gravar suas falas, e quando alguém liga uma máquina as reproduz. Após saber que a garota com quem saiu, havia saído com um cara ignorante, Roy conclui que as garotas gostam mesmo é de caras idiotas e rudes. Roy descobre que Moss possui um perfil em um site de relacionamento chamado "corações solitários". Jen passará por uma situação muito constrangedora vai jantar com daniel, mesmo tendo passado uma resposta errada para ele no programa "Você quer ser um milionário", que lhe custou R$120.000,00 euros. Jen pede um conselho a Moss sobre um bom restaurante, mas ele se engana com o nome do restaurante e Jen vai para em uma lanchonete cheia de crianças. Atentem para o vídeo que Moss postou no site de relacionamento, muito engraçado.

Roy (Chris O'Dowd)
*Curiosidade: nesse episódio Linehan (Diretor do seriado) aparece como o cantor mexicano na lanchonete.

Calamity Jen (2)

Nesse episódio Jen vê um par de sapatos lindos na vitrine, e decide comprá-los, o problema é que ele á três números menor ao qual ela usa. Sr. Reynholm convoca uma reunião para falar sobre stress no trabalho, e declara guerra a ele. Uma palestra sobre stress é dada na empresa. Roy acaba atrapalhando a palestra, onde uma máquina de detectar stress trará muita confusão ao ambiente, culminando com o seu roubo. Fogo, sangue e dedos quebrados, uma idosa caindo da escada são marcas desse episódio. Muito engraçado o comercial feito para o novo número de emergência a se ligar em caso de acidentes. Definitivamente essa série revoluciona o humor britânico, não podemos mas nos utilizar da expressão "humor britânico" para definir algo sem muita graça, pelo menos nessa série.

Denholm declara guerra ao stress.

Yesterday's Jam (1)

O primeiro episódio deixa claro que o humor empregado nas cenas e os personagens criados por Linehan são muito bons. Roy, Moss, Jen, Mr. Reynholm (Denholm) são apenas alguns dos personagens que deixarão os primeiros episódios com um desejo de continuar a acompanhar este seriado. Neste episódio Jen é contratada para administrar a equipe de T.I das indústrias Reynholm, mas o problema é que ela não sabe nada sobre computadores. Roy e Moss descobrem isso e resolvem contar ao sr. Reynholm, porém um fato repentino fará com que eles mudem de ideia rapidamente e aceitem Jen como sua chefe. No final uma festa fará com que todos se reúnam no subsolo da empresa, onde fica o departamento de T.I.

The I.T. crowd
Poucas séries são tão engraçadas quanto essa.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sem licença para dirigir / License to drive

Nos remetemos aqui ao final da década de 80, onde os filmes adolescentes atingiam o seu auge, com histórias interessantes e elencos promissores. O filme conta a história de Les Anderson (Corey Haim), um garoto de 16 anos que sonha em passar no exame da auto-escola. Porém apesar de seus esforços no dia da prova, ele não vai bem na parte teórica do exame e acaba reprovado. A vergonha faz com que ele não conte a seus pais e amigos a verdade, porém seus pais acabam descobrindo e ele fica de castigo em casa. Inconformado por não poder sair com a garota de seus sonhos, mesmo após de já ter marcado o encontro, ele decide sair escondido, dirigindo o carro de seu avô. A partir desse momento muitas aventuras estarão por vir, tendo a companhia de seu amigo Dean (Corey Feldman) eles passam por muitas situações engraçadas. O filme foi um sucesso entre o público jovem, e influenciou milhares de adolescentes a reivindicarem a diminuição da faixa etária para aquisição da carteira de habilitação no Brasil, pois nos EUA é de 16 anos, e no Brasil é de 18 anos. O filme também marcou a parceria de sucesso de dois amigos de infância Corey Haim e Corey Feldman, que viriam a atuar juntos em um seriado de televisão, e em outros filmes. Infelizmente Corey Haim faleceu de pneumonia em março de 2010, e deixou um legado de mais de 40 filmes, mas com certeza os que marcaram foram os da década de 80. Nota 3,6

Sem licença para dirigir (1988)
Os dois Coreys juntos em mais um filme, "Os dois Coreys" também foi o nome do programa que eles apresentavam.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Jamaica abaixo de zero / Cool runnings

Um grande filme produzido pela Walt Disney, traz uma emocionante história baseada em fatos reais. O filme conta a saga de quatro atletas jamaicanos, que sonhavam em competir como corredores nas olimpíadas. Porém um acidente na hora da prova fez com que eles não realizassem esse sonho,entretanto eles não iriam desistir. Com a ajuda de Irv (John Candy) um ex-atleta e agora treinador no trenó (esporte praticado nas olimpíadas de inverno) eles atingem sua meta e participam das olimpíadas de inverno em 1988. O filme é uma mescla de humor com emoção, faz o público refletir sobre as diferenças e preconceitos bobos existentes entre as pessoas. Mostra que bons atletas, e principalmente boas pessoas não são classificadas pela sua cor de pele ou situação financeira, e que no esporte não há espaço para o preconceito racial. Filme sem restrições de faixa etária, serve como exemplo a ser visto pelo público atual, uma lição de vida. Lamento que ele não seja mais transmitido na TV aberta. É inexplicável ver uma grande emissora de TV preferir reproduzir filmes sobre pacotes de bolachas falantes, em vez de reproduzir filmes com histórias emocionantes. Nota 4,2

Jamaica abaixo de zero (1993)
Prestes a completar 20 anos. O filme é uma preciosidade produzida pela Disney.



Pesquisando

Já faz um bom tempo que olhou aquele filme, e não lembra qual era o nome? Quer indicar a um amigo mas não sabe nem qual o ator protagonista, ou o ano da produção?
Bom esse espaço será destinado a você colaborador, para você colocar todas as características que você lembrar desse filme (sobre o que falava, por volta de que ano foi feito, se passou na televisão? Em qual emissora? Possíveis atores). A nossa equipe ficará feliz em ajudá-lo.

Como escolher um filme

Bem esse post foi criado para auxiliar você indeciso a escolher bem um filme. Bem em primeiro lugar devemos atentar para os pressupostos objetivos: 
* um bom filme, em regra deve ter uma boa produtora. Aqui devemos dar preferência para produtoras como: Warner, Universal, Fox, Columbia, Mgm, Sony, Paramount, Dreamworks e Walt Disney. Produtoras como Play Art, Lions Gate e Paris Filmes, estão em ascensão mas ainda devem ser observadas com a devida cautela.
* a segunda observação a ser feita é quanto ao elenco, as melhores produções, geralmente trazem um bom número de atores de primeira linha, ou uma estrela e um bom coadjuvante. Atores da linha de Morgan Freeman, Tom Hanks, Tom Cruise, Brad Pitt, Harrison Ford, Liam Nesson, dificilmente se envolvem em porcarias cinematográficas.
* um terceiro quesito a ser observado é quanto ao diretor do filme, diretores conhecidos e com um grande número de obras consagradas, dificilmente sairão de uma linha bem sucedida, não é comum que eles dirijam péssimos filmes. Nesse grupo seleto temos: Steven Spielberg, Martin Scorsese, Stanley Kubrick, Francis Ford Coppola, James Cameron, George Luccas, Quentin Tarantino, entre outros.
* o que é imprescindível é a análise da história em um contexto lógico. O filme deve ter uma história com um nexo causal, e que no mínimo a sua introdução tenha uma concepção plausível sobre o desenrolar do filme. Por exemplo, uma chamada de filme que tenha a seguinte colocação: "quatro garotas, uma garrafa de vodca, um escritório.", provavelmente não deve ter muito a contribuir para a sua cultura cinematográfica.
* a qualidade da capa do filme também é requisito fundamental, um filme com um encarte de péssima qualidade, com fotos amadoras, ou efeitos que saltam aos olhos de tão fracos, devem ser descartados automaticamente.

Outro pressuposto a ser observada é de caráter subjetivo. Não adianta um filme observar todos os requisitos acima, se o destinatário final, que é você, não se interessar pelo assunto proposto no filme. A maioria dos filmes trata sobre um assunto definido, e o evolui gradativamente desde seu início até o seu final. Portanto, não adianta você assistir um filme do gênero ficção científica, se no fundo você é cético de mais para crer em tal assunto, assim não acreditará na trama desenvolvida no filme. Às vezes é preciso ultrapassar as barreiras do preconceito para se apreciar um filme em sua plenitude. Um filme só se torna agradável ao paladar do telespectador, quando o mesmo adentra na sua atmosfera, tentando entender o seu contexto e a mensagem que ele quer transmitir ao público. 


Acima um exemplo clássico de escolha duvidosa.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Esposa de mentirinha / Just go with it

Mais um filme bem sucedido do humorista Adam Sandler, traz uma história bem simples, mas com uma grande dose de humor. O filme conta a história de um rapaz judeu chamado Danny (Sandler), que decide abandonar sua noiva no dia do casamento ao descobrir que ela é uma megera. Danny se considera feio, e não é para menos, o rapaz tem um nariz que mais parece um terceiro braço. Em virtude disso, e de saber como as pessoas "que não são consideradas bonitas" se sentem, ele decide se tornar cirurgião plástico, fazendo as pessoas felizes de um outro modo, dando-lhes uma boa aparência. Danny descobre que contar seus problemas, usando o anel de noivado é um meio muito mais fácil de atrair as garotas. Até que um dia ele se apaixona por uma garota, mas ela se decepciona ao ver que Danny usa uma aliança, então Danny começa a inventar uma mentira que fará com que ele arranje uma esposa de mentirinha. e essa esposa é a sua auxiliar Katherine, interpretada pela lindíssima Jennifer Aniston. A partir desse momento tanto Danny quanto Katherine passam por situações muito engraçadas, Katherine tem dois filhos, que passam a ser filhos de Danny também. Os quatro juntamente com a namorada de Danny e seu primo vão passar alguns dias no Havaí. No final Danny descobre que o amor as vezes está mais próximo do que imaginamos, e que podemos ser felizes independentemente de como e onde. O filme ainda conta com a participação de Nicole Kidman no papel de Devlin, a amiga de infância de Katherine. Uma comédia bem ao estilo de Sandler, que provocará as mais variadas reações no telespectador, mas principalmente reações alegres.

Esposa de mentirinha (2011)
Essa dupla é garantia de diversão.

Dando uma de E.T.


Nem vem, que eu sei que tu já fez isso também.

Bastardos inglórios / Inglorious basterds

Uma esplêndida contribuição de Tarantino para a continuidade do cinema clássico. Com uma história simples, porém bem executada, Tarantino mescla em um ambiente hostil como o da segunda guerra mundial,  com momentos de humor e de comoção. Em resumo o filme narra uma história ocorrida durante a segunda guerra mundial, onde um grupo de soldados americanos e uma garota judia tramam planos para assassinar o ditador nazista Adolf Hitler. A garota judia teve sua família assassinada, e agora quer vingança, planeja matar Hitler, assim ela o prende juntamente com outros oficiais alemães em um teatro, para queimá-los vivos. Ao mesmo tempo outras tramas se desenrolam envolvendo um grupo de soldados americanos, que também traçam um plano para assassinar o ditador alemão. As demais situações emblemáticas envolvem as forças alemãs, e principalmente um o=coronel em especial. A história conta com personagens engraçados como o do tenente americano Aldo Raine (Brad Pitt), e a revelação Christoph Waltz no papel do coronel Hans Landa, um personagem diferenciado, que aparenta ser um estrategista neurótico, com um tom irônico em suas aparições. O filme conta com alguns destaques, como as marcas em forma da cruz Suástica, feitas pelos soldados americanos, nas testas dos soldados nazistas. O soldado americano apelidado pelos nazistas como o "Urso judeu" também merece destaque, por acabar com os inimigos a pauladas com um taco de beisebol. A revelação Cristoph Waltz ganhou o Oscar de ator coadjuvante pela atuação no filme. O filme ainda teve mais duas indicações, por melhor fotografia e por melhor diretor (Tarantino). Vale a pena ser visto, quem sabe seja o melhor filme de Tarantino. Nota 4,2

Bastardos inglórios (2009)
Pitt atuou bem, mas foi ofuscado pelo talento de Waltz, que teve uma atuação exuberante.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Pânico / Scream

Podemos dizer que esse filme é um marco inicial para uma enormidade de filmes do mesmo gênero. Ele trouxe ao público uma história de terror simples, porém com um mistério sobre quem seria o autor dos assassinatos ocorridos durante a trama. Uma jovem chamada Sidney (Neve Campbell), é perseguida por um psicopata, e em meio a tudo isso ocorrem situações com os seus amigos também. O filme ficou mundialmente conhecido pela máscara usada pelo assassino, a fala do mesmo ao dizer "Alô Sidney", quando falava ao telefone. O filme atingiu em cheio o seu alvo, o público jovem, foi extremamente bem sucedido em todo o mundo, e iniciou uma franquia igualmente bem sucedida. Traz em seu elenco ainda, a então promissora Drew Barrymore, e Courteney Cox, que já era bem conhecida. Atentem para a cena do assassinato de Drew logo no início do filme, se observarmos bem, podemos ver que o corpo pendurado na árvore, trata-se de um boneco. Nota 3,2

Pânico (1996)
Filme deu origem a trilogia "Todo mundo em pânico", do gênero humorístico

O babá(ca) / The sitter

Depois ser suspenso da escola (Jonah Hill), não vê nada mais interessante para fazer do que ficar em casa assistindo televisão. Até que sua mãe, separada de seu pai, lhe pede um favor. Para que ela possa sair com seu pretendente, Jonah tem que cuidar dos filhos do vizinho. Jonah reluta no início, mas no final acaba cedendo. Durante a noite, já como babá, ele recebe a ligação de sua "namorada" e descobre que para continuar com ela, deve sair a noite, e lhe fazer um favor. Sendo assim, leva as crianças junto com ele. Desde então as confusões começam, sempre envolvendo os pestinhas e o babá(ca). Uma garotinha que acha que é adulta, um menino com tendências psicopatas, e um garoto homossexual, são as companhias ideais para o babá armar todas cidade a fora. Filme divertido, porém não recomendado para menores, em virtude de cenas inapropriadas. O filme também conta com o ator Sam Rockwell, que interpreta um traficante com problemas psicológicos. Nota 2,2


O babá(ca) 2012
Algumas cenas engraçadas, mais nada.

A cozinha do inferno / Hell's kitchen

Chorei ao ver que a linda Angelino Jolie (loira), manchou sua carreira fazendo parte dessa trama sem pé nem cabeça. O filme conta a história de uma mulher que manda seu namorado matar seu ex-namorado, que está saindo da cadeia, pois ela tem receio que ele queira se vingar dela por ele ter sido preso. Entendeu? Nem nós. Não perca essa uma hora e meia de sua vida olhando essa trama que não traz nenhum beneficio cultural, ao contrário, só pode confundir sua cabeça.

A cozinha do inferno (1997)
Não adianta chorar Angelina, agora o filme já foi gravado.

Pânico no deserto / Reeker

É impressionante como pode existir um filme tão ruim assim. É uma história de jovens que vão para uma festa no meio do nada, e então (como sempre) não há mais sinal de celular, os carros não funcionam e todos ficam amedrontados. Chega uma hora no filme em que nada mais faz sentido. Esse filme está com certeza na lista dos piores filmes de todos os tempos. Minha sobrinha de 6 anos e suas colegas da pré-escola conseguem proporcionar efeitos especiais melhores do que os encontrados nesse filme (que aliás nem podemos chamar de filme).

Pânico no deserto (2005)
Incrivelmente essa asneira teve uma continuação.

Light Speed

Baseado em um conto do grande escritor de histórias em quadrinhos Stan Lee, contudo não sei se a história na real é tão ruim assim, ou somente o filme que é um lixo. Blá, blá, blá, o herói vai resgatar a sua namorada no final do filme e como sempre salva o mundo do vilão que quer o dominar. As imagens e os efeitos são tão ruins quanto o elenco, não há condições de levar o filme a sério, os efeitos são tão fracos que chegam a ser engraçados. Acho que fiquei um pouco mais ignorante ao ver esse filme.

Light Speed (2006)
Um filme que para o bem dos fãs de HQ, não teve continuação.


O guerreiro do futuro / Dream warrior

Sim assistimos esse filme também, mas só para ver até onde vai a capacidade humana em produzir péssimos filmes. História passada no futuro, onde após uma catástrofe mundial, os seres humanos ganham super poderes. Filmografia péssima, interpretações piores ainda, efeitos especiais de doer os olhos, em suma não perca seu tempo nem pronunciando o nome do filme. Única dúvida foi entender como a Universal chancela um filme dessa estirpe.

                                                      O guerreiro do futuro (2002)
                           O ministério da saúde adverte: olhar causa dor de cabeça temporária.

O enviado / Godsend

Até hoje não entendo como um ator do calibre de Robert De Niro, aceitou fazer parte dessa porcaria. O filme conta a história de uma família que perdeu um filho em um acidente, e agora quer cloná-lo para tê-lo novamente. Porém o clone do menino é o capeta em pessoa, é a reencarnação do boneco Chuck na versão humana. Resumidamente um filme sem noção alguma, que poderia tranquilamente ser extinto das prateleiras de filmes de todo o mundo, sem deixar saudades. Uma mancha na carreira de De Niro, que foi devidamente acobertada pela mídia para proteger a imagem do ator. Detalhe: as gravações do filme terminaram em 2002, porém o filme só estreou em 2004, ou seja, por mais que eles tenham pensado durante um ano antes de lançar o filme, acabaram cometendo o erro mesmo assim.

O enviado (2002)
Não assista em hipótese alguma.

Infectados / Severed

Filme sobre zumbis. O contato com uma seiva geneticamente modificada que sai das árvores, faz com que os humanos se transformem em zumbis. Resumidamente o filme é um primoroso LIXO, não deve ser assistido em hipótese alguma. Um bando de péssimos atores reunidos no meio da floresta, em uma história sem nexo, onde o contato imediato com a seiva transforma os personagens em zumbis. Mas hein? Existem poucos filmes do gênero que se salvam, e esse com certeza não é um deles. Espero do fundo do coração, que todos os arquivos existentes com o filme sejam incinerados juntamente com seus produtores.

Infectados (2005)
Se vir esse Dvd, queime antes que alguém veja.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Borat: o segundo melhor repórter do glorioso país Cazaquistão

Filme sinônimo de sucesso entre o público adolescente. Com piadas de caráter um tanto quanto "tolerável", a história narra a viagem de um repórter do Cazaquistão Borat (Sacha Baron Cohen), aos EUA para conhecer o país e fazer uma matéria sobre a cultura americana. O filme configura uma espécie de humor moderno, com características diferentes dos clássicos, nem muito pastelão, mas também não muito TEEN. Tem um estilo semelhante ao humor Jack-ass, com cenas filmadas em situações não muito convenientes, onde o inesperado faz com que o público se divirta  a cada improvisação dada por Cohen, em passagens diferentes do normal. Definitivamente um humor diferente, que consagrou Sacha Baron Cohen como um dos comediantes mais assediados dos anos 2000, e fez com que uma continuação fosse requisitada pelos seus fãs. Nota 3,2

Borat (2006)
Uma visão americana, de como a cultura estrangeira pode ser bem diferente.

Feitiço do tempo / Groundhog day

Não há uma palavra que defina melhor esse filme do que "Brilhante", trata-se de uma comédia sem igual, possivelmente a melhor da década de 90. Conta a história de um repórter de televisão chamado Phil Connors (Bill Murray), que vai cobrir um dia muito especial (Dia da marmota) em uma cidade interiorana dos EUA. Acontece que o personagem de Murray, é atingido por um feitiço do tempo, que faz com que ele viva o mesmo dia (dia da marmota) todos os dias, independentemente do que ele faça, até mesmo após ele ter já "morrido". Contudo esse interminável dia, tem passagens muito engraçadas, onde Phil se aproveita desse dia para se divertir de inúmeras maneiras, e aprender que a vida tem coisas das quais não podemos nos esquecer. É uma comédia sem igual, que consegue um encaixe perfeito entre a cronologia dos acontecimentos e o cotidiano de Phil nessa pequena cidade. A trama conta de uma maneira inteligente e muito divertida, como a rotina "idêntica" pode acabar com a vida de qualquer homem, mas quando bem executada pode servir de reabilitação. Recomendável para todas as idades! Nota 4,75

Feitiço do tempo (1993)
Uma bela atuação de Murray, que poderia ter sido coroada com um Oscar, sem exagero.

O clube dos Cinco / The breakfast club

Cá estamos falando em um clássico da década de 80, um filme muito interessante que fez parte da infância e adolescência de muitos que aqui estão, inclusive aquele que vós fala. O filme é todo ele contado em um dia, ou melhor; "o dia", é um sábado onde cinco adolescentes se reúnem para cumprir a detenção por atitudes indisciplinares. É nesse contexto que desenrola uma trama muito divertida e verdadeira, pois o filme retrata uma realidade que existe até hoje entre os estudantes; a vontade de ficar em casa, e a rejeição à escola. Nesse desenrolar os cinco adolescentes tratam de assuntos comuns ao meio escolar e a juventude em si, um atleta (Emilio Estevez), uma neurótica (Ally Sheedy), um nerd (Anthony Michael Hall), uma patricinha (Molly Ringwald) e um rebelde (Judd Nelson), quando se juntam podem produzir uma história muito interessante com certeza. O diretor do filme é John Hughes, (que inclusive aparece no início do filme) um diretor revolucionário da década de 80, que trouxe uma nova perspectiva ao cinema, sempre se utilizando de um método eficaz com histórias simples, porém muito divertidas. A trilha sonora é muito boa também, tendo a música de abertura (Don't you forget about me) sendo composta exclusivamente para o filme. Nota 4,2

O clube dos cinco (1985)
Esse elenco fez muito sucesso na década de 80!


domingo, 24 de junho de 2012

Edward mãos de tesoura / Edward Scissorhands

Mais um filme clássico que mexeu no emocional de muita gente, marcou época e foi a confirmação de uma parceria de muito sucesso no cinema - Johnny Depp e Tim Burton. Trata-se de um "conto de fadas" da década de 90, onde um jovem chamado Edward (Depp) ao invés de possuir mãos como outra pessoa qualquer, tem em seus lugares diversas tesouras. Um belo dia Peg (Dianne Wiest) vendedora da Avon, por não obter muito sucesso em suas vendas na sua pacata cidadezinha, resolve visitar um castelo no fim da rua que aparentemente, há muito tempo havia sido abandonado. Lá ela encontra Edward, comovida com sua aparência e situação, resolve levá-lo junto para viver em sua casa. Lá Edward encontra Kim (Winona Ryder) filha de Peg, e apaixona-se instantaneamente por ela, começando assim uma história cheia de enlaces surpreendentes que se encaixam muito bem nas histórias reais de nosso cotidiano, porém com personagens reais. O filme é "a menina dos olhos" de Burton, e sabe como poucos despertar a magia que o cinema desperta no público. Apesar de ter mais de 20 anos de idade, sua história pode ser facilmente identificada com o nosso presente, e continuará da mesma forma por mais anos que se passem. Cabe aqui também frisar a qualidade do elenco, a fotografia e efeitos visuais do filme, além é claro da atuação destacada de Depp, que a partir desse trabalho mostrou-se capaz de assumir um Status de celebridade que hoje é a ele atribuído. Atentem para a simetria das casas no vilarejo, além do figurino dos personagens e da trilha sonora que abrilhanta ainda mais essa obra prima do cinema contemporâneo. Recebeu uma indicação ao Oscar pela categoria Maquiagem, o que de certa forma foi injusto, pela qualidade do filme. Nota 4,5

Edward mãos de tesoura (1990)

O velho patriotismo americano sempre presente.

A Origem / Inception


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Guerra dos mundos / The war of the worlds

O filme se tornou um clássico do cinema mundial, uma das maiores bilheterias do ano de 2005, traz em seu elenco atores do calibre de Tom Cruise e Tim Robbins, além da promissora Dakota Fanning. Conta uma história de ficção, onde uma invasão alienígena abala as estruturas do nosso planeta, em meio a tudo isso um pai de família Ray Ferrier (Tom Cruise) vê seu relacionamento com os filhos fragilizado, por ser um pai mais ausente do que presente na vida de seus dois filhos. Entretanto esse fato do relacionamento deles por vezes se sobrepõem ao fato de estar ocorrendo uma invasão alienígena ao mesmo tempo.O filme tem efeitos especiais dignos de seu diretor Steven Spielberg, e consegue mesmo que com uma história meio que sombria, prender a atenção do público do seu início até seu final surpreendente. A narração da estrela Morgan Freeman também é uma atração à parte, pois consegue deixar o público mais atento em virtude da entonação dada em sua fala. Temos um fato relevante e engraçado, que passou desapercebido aos olhos da crítica mundial, há uma cena da fuga de Ray e seus dois filhos, que por incrível coincidêncioa possui o único veículo que funciona no país inteiro, onde eles estão em uma rodovia e vão em sentido único para outra cidade. Contudo nesse trajeto(durante essa cena) em nenhum momento existe um carro que tranque a frente do carro de Ray, ou seja todos os carros pararam intercalados com espaço suficiente para que ele os ultrapasse. Qual é a probalidade em uma pista dupla onde milhares de carros trafegam, nenhum carro parar ao lado de outro, no momento em que todos os carros param juntos?  Nota 3,5

Guerra dos mundos (2005)

Gandalf em counter strike?


Dino-chefe


Na natureza selvagem / Into the wild

Um filme diferente, conta uma história verídica de um jovem americano de classe média alta, que decide largar tudo o que tem após a sua formatura na universidade. O jovem Christopher MacCandless (Emile Hirsch) de 22 anos resolve ir até o Alasca para viver, como o próprio nome do filme diz: na natureza selvagem. Só que antes de chegar ao seu destino e realizar seu sonho, o jovem passa por inúmeras situações que marcaram seu percurso, desde encontros com pessoas igualmente sonhadoras, até uma surra levada em um vagão de trem. O filme conta com um número muito grande de atores conhecidos, inclusive na direção do filme, que é feita por Sean Penn. Traz em seu elenco nomes como Vince Vaughn (conhecido por inúmeros filmes de comédia), Kristen Stewart (a Bella da saga Crepúsculo) além do grande ator vencedor do Oscar Willian Hurt. O filme fez um sucesso estrondoso entre o público adolescente, e de certa forma sensibiliza o telespectador a emocionante história vivida pelo jovem, pode ser visto tranquilamente sem o perigo de arrependimento. Cabe aqui uma questão: até onde a história contada, foi literalmente traduzida de acordo com o ocorrido na vida real? Levanto minhas dúvidas, mas me rendo diante do grande sucesso do filme, pois são méritos do seu autor e produtor ter conseguido adaptar a história ao seu filme. Atentem para a passagem onde o ator Zach Galifianakis (mundialmente conhecido pelo seu papel de idiota no filme "Se beber não case") dá algumas dicas ao personagem de Chris. Nota 3,9

Na natureza selvagem (2007)

Emile Hirsch no papel de Chris. Sim Emile também é nome masculino.
O cara é a lata do Leonardo Di Caprio!

A casa dos sonhos / The dream house

Will Atenton (Daniel Craig) é um publicitário de sucesso, que decide largar tudo e se mudar com a família para uma cidade no interior. Com o passar do tempo, Will descobre que coisas terríveis aconteceram na casa onde agora ele juntamente com sua esposa e suas duas filhas moram. A história tem uma revira-volta considerável em seu desenrolar, trazendo à tona uma realidade diferente daquela que o filme demonstrava. A Casa dos sonhos, diferentemente de uma gama de filmes de terror pode ser visto sim em noites de temporal, pois não traz em seu conteúdo muitas cenas de terror, mas traz um suspense tolerável aos olhos de quem o vê. Destaque para a cena em que Will vai até o hospital psiquiátrico a procura do suposto assassino que está á observar a sua família.Um filme fraco em diversos quesitos, a história é manjada, a fotografia do filme é comprometida, o contexto do filme em si deixa muito a desejar, por se tratar de um elenco bom.Nota 2,5

                                                          A Casa dos sonhos (2011)

O maior sonho dos produtores era que o filme tivesse um sucesso compatível com o elenco renomado.