sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sem licença para dirigir / License to drive

Nos remetemos aqui ao final da década de 80, onde os filmes adolescentes atingiam o seu auge, com histórias interessantes e elencos promissores. O filme conta a história de Les Anderson (Corey Haim), um garoto de 16 anos que sonha em passar no exame da auto-escola. Porém apesar de seus esforços no dia da prova, ele não vai bem na parte teórica do exame e acaba reprovado. A vergonha faz com que ele não conte a seus pais e amigos a verdade, porém seus pais acabam descobrindo e ele fica de castigo em casa. Inconformado por não poder sair com a garota de seus sonhos, mesmo após de já ter marcado o encontro, ele decide sair escondido, dirigindo o carro de seu avô. A partir desse momento muitas aventuras estarão por vir, tendo a companhia de seu amigo Dean (Corey Feldman) eles passam por muitas situações engraçadas. O filme foi um sucesso entre o público jovem, e influenciou milhares de adolescentes a reivindicarem a diminuição da faixa etária para aquisição da carteira de habilitação no Brasil, pois nos EUA é de 16 anos, e no Brasil é de 18 anos. O filme também marcou a parceria de sucesso de dois amigos de infância Corey Haim e Corey Feldman, que viriam a atuar juntos em um seriado de televisão, e em outros filmes. Infelizmente Corey Haim faleceu de pneumonia em março de 2010, e deixou um legado de mais de 40 filmes, mas com certeza os que marcaram foram os da década de 80. Nota 3,6

Sem licença para dirigir (1988)
Os dois Coreys juntos em mais um filme, "Os dois Coreys" também foi o nome do programa que eles apresentavam.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Jamaica abaixo de zero / Cool runnings

Um grande filme produzido pela Walt Disney, traz uma emocionante história baseada em fatos reais. O filme conta a saga de quatro atletas jamaicanos, que sonhavam em competir como corredores nas olimpíadas. Porém um acidente na hora da prova fez com que eles não realizassem esse sonho,entretanto eles não iriam desistir. Com a ajuda de Irv (John Candy) um ex-atleta e agora treinador no trenó (esporte praticado nas olimpíadas de inverno) eles atingem sua meta e participam das olimpíadas de inverno em 1988. O filme é uma mescla de humor com emoção, faz o público refletir sobre as diferenças e preconceitos bobos existentes entre as pessoas. Mostra que bons atletas, e principalmente boas pessoas não são classificadas pela sua cor de pele ou situação financeira, e que no esporte não há espaço para o preconceito racial. Filme sem restrições de faixa etária, serve como exemplo a ser visto pelo público atual, uma lição de vida. Lamento que ele não seja mais transmitido na TV aberta. É inexplicável ver uma grande emissora de TV preferir reproduzir filmes sobre pacotes de bolachas falantes, em vez de reproduzir filmes com histórias emocionantes. Nota 4,2

Jamaica abaixo de zero (1993)
Prestes a completar 20 anos. O filme é uma preciosidade produzida pela Disney.



Pesquisando

Já faz um bom tempo que olhou aquele filme, e não lembra qual era o nome? Quer indicar a um amigo mas não sabe nem qual o ator protagonista, ou o ano da produção?
Bom esse espaço será destinado a você colaborador, para você colocar todas as características que você lembrar desse filme (sobre o que falava, por volta de que ano foi feito, se passou na televisão? Em qual emissora? Possíveis atores). A nossa equipe ficará feliz em ajudá-lo.

Como escolher um filme

Bem esse post foi criado para auxiliar você indeciso a escolher bem um filme. Bem em primeiro lugar devemos atentar para os pressupostos objetivos: 
* um bom filme, em regra deve ter uma boa produtora. Aqui devemos dar preferência para produtoras como: Warner, Universal, Fox, Columbia, Mgm, Sony, Paramount, Dreamworks e Walt Disney. Produtoras como Play Art, Lions Gate e Paris Filmes, estão em ascensão mas ainda devem ser observadas com a devida cautela.
* a segunda observação a ser feita é quanto ao elenco, as melhores produções, geralmente trazem um bom número de atores de primeira linha, ou uma estrela e um bom coadjuvante. Atores da linha de Morgan Freeman, Tom Hanks, Tom Cruise, Brad Pitt, Harrison Ford, Liam Nesson, dificilmente se envolvem em porcarias cinematográficas.
* um terceiro quesito a ser observado é quanto ao diretor do filme, diretores conhecidos e com um grande número de obras consagradas, dificilmente sairão de uma linha bem sucedida, não é comum que eles dirijam péssimos filmes. Nesse grupo seleto temos: Steven Spielberg, Martin Scorsese, Stanley Kubrick, Francis Ford Coppola, James Cameron, George Luccas, Quentin Tarantino, entre outros.
* o que é imprescindível é a análise da história em um contexto lógico. O filme deve ter uma história com um nexo causal, e que no mínimo a sua introdução tenha uma concepção plausível sobre o desenrolar do filme. Por exemplo, uma chamada de filme que tenha a seguinte colocação: "quatro garotas, uma garrafa de vodca, um escritório.", provavelmente não deve ter muito a contribuir para a sua cultura cinematográfica.
* a qualidade da capa do filme também é requisito fundamental, um filme com um encarte de péssima qualidade, com fotos amadoras, ou efeitos que saltam aos olhos de tão fracos, devem ser descartados automaticamente.

Outro pressuposto a ser observada é de caráter subjetivo. Não adianta um filme observar todos os requisitos acima, se o destinatário final, que é você, não se interessar pelo assunto proposto no filme. A maioria dos filmes trata sobre um assunto definido, e o evolui gradativamente desde seu início até o seu final. Portanto, não adianta você assistir um filme do gênero ficção científica, se no fundo você é cético de mais para crer em tal assunto, assim não acreditará na trama desenvolvida no filme. Às vezes é preciso ultrapassar as barreiras do preconceito para se apreciar um filme em sua plenitude. Um filme só se torna agradável ao paladar do telespectador, quando o mesmo adentra na sua atmosfera, tentando entender o seu contexto e a mensagem que ele quer transmitir ao público. 


Acima um exemplo clássico de escolha duvidosa.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Esposa de mentirinha / Just go with it

Mais um filme bem sucedido do humorista Adam Sandler, traz uma história bem simples, mas com uma grande dose de humor. O filme conta a história de um rapaz judeu chamado Danny (Sandler), que decide abandonar sua noiva no dia do casamento ao descobrir que ela é uma megera. Danny se considera feio, e não é para menos, o rapaz tem um nariz que mais parece um terceiro braço. Em virtude disso, e de saber como as pessoas "que não são consideradas bonitas" se sentem, ele decide se tornar cirurgião plástico, fazendo as pessoas felizes de um outro modo, dando-lhes uma boa aparência. Danny descobre que contar seus problemas, usando o anel de noivado é um meio muito mais fácil de atrair as garotas. Até que um dia ele se apaixona por uma garota, mas ela se decepciona ao ver que Danny usa uma aliança, então Danny começa a inventar uma mentira que fará com que ele arranje uma esposa de mentirinha. e essa esposa é a sua auxiliar Katherine, interpretada pela lindíssima Jennifer Aniston. A partir desse momento tanto Danny quanto Katherine passam por situações muito engraçadas, Katherine tem dois filhos, que passam a ser filhos de Danny também. Os quatro juntamente com a namorada de Danny e seu primo vão passar alguns dias no Havaí. No final Danny descobre que o amor as vezes está mais próximo do que imaginamos, e que podemos ser felizes independentemente de como e onde. O filme ainda conta com a participação de Nicole Kidman no papel de Devlin, a amiga de infância de Katherine. Uma comédia bem ao estilo de Sandler, que provocará as mais variadas reações no telespectador, mas principalmente reações alegres.

Esposa de mentirinha (2011)
Essa dupla é garantia de diversão.

Dando uma de E.T.


Nem vem, que eu sei que tu já fez isso também.

Bastardos inglórios / Inglorious basterds

Uma esplêndida contribuição de Tarantino para a continuidade do cinema clássico. Com uma história simples, porém bem executada, Tarantino mescla em um ambiente hostil como o da segunda guerra mundial,  com momentos de humor e de comoção. Em resumo o filme narra uma história ocorrida durante a segunda guerra mundial, onde um grupo de soldados americanos e uma garota judia tramam planos para assassinar o ditador nazista Adolf Hitler. A garota judia teve sua família assassinada, e agora quer vingança, planeja matar Hitler, assim ela o prende juntamente com outros oficiais alemães em um teatro, para queimá-los vivos. Ao mesmo tempo outras tramas se desenrolam envolvendo um grupo de soldados americanos, que também traçam um plano para assassinar o ditador alemão. As demais situações emblemáticas envolvem as forças alemãs, e principalmente um o=coronel em especial. A história conta com personagens engraçados como o do tenente americano Aldo Raine (Brad Pitt), e a revelação Christoph Waltz no papel do coronel Hans Landa, um personagem diferenciado, que aparenta ser um estrategista neurótico, com um tom irônico em suas aparições. O filme conta com alguns destaques, como as marcas em forma da cruz Suástica, feitas pelos soldados americanos, nas testas dos soldados nazistas. O soldado americano apelidado pelos nazistas como o "Urso judeu" também merece destaque, por acabar com os inimigos a pauladas com um taco de beisebol. A revelação Cristoph Waltz ganhou o Oscar de ator coadjuvante pela atuação no filme. O filme ainda teve mais duas indicações, por melhor fotografia e por melhor diretor (Tarantino). Vale a pena ser visto, quem sabe seja o melhor filme de Tarantino. Nota 4,2

Bastardos inglórios (2009)
Pitt atuou bem, mas foi ofuscado pelo talento de Waltz, que teve uma atuação exuberante.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Pânico / Scream

Podemos dizer que esse filme é um marco inicial para uma enormidade de filmes do mesmo gênero. Ele trouxe ao público uma história de terror simples, porém com um mistério sobre quem seria o autor dos assassinatos ocorridos durante a trama. Uma jovem chamada Sidney (Neve Campbell), é perseguida por um psicopata, e em meio a tudo isso ocorrem situações com os seus amigos também. O filme ficou mundialmente conhecido pela máscara usada pelo assassino, a fala do mesmo ao dizer "Alô Sidney", quando falava ao telefone. O filme atingiu em cheio o seu alvo, o público jovem, foi extremamente bem sucedido em todo o mundo, e iniciou uma franquia igualmente bem sucedida. Traz em seu elenco ainda, a então promissora Drew Barrymore, e Courteney Cox, que já era bem conhecida. Atentem para a cena do assassinato de Drew logo no início do filme, se observarmos bem, podemos ver que o corpo pendurado na árvore, trata-se de um boneco. Nota 3,2

Pânico (1996)
Filme deu origem a trilogia "Todo mundo em pânico", do gênero humorístico

O babá(ca) / The sitter

Depois ser suspenso da escola (Jonah Hill), não vê nada mais interessante para fazer do que ficar em casa assistindo televisão. Até que sua mãe, separada de seu pai, lhe pede um favor. Para que ela possa sair com seu pretendente, Jonah tem que cuidar dos filhos do vizinho. Jonah reluta no início, mas no final acaba cedendo. Durante a noite, já como babá, ele recebe a ligação de sua "namorada" e descobre que para continuar com ela, deve sair a noite, e lhe fazer um favor. Sendo assim, leva as crianças junto com ele. Desde então as confusões começam, sempre envolvendo os pestinhas e o babá(ca). Uma garotinha que acha que é adulta, um menino com tendências psicopatas, e um garoto homossexual, são as companhias ideais para o babá armar todas cidade a fora. Filme divertido, porém não recomendado para menores, em virtude de cenas inapropriadas. O filme também conta com o ator Sam Rockwell, que interpreta um traficante com problemas psicológicos. Nota 2,2


O babá(ca) 2012
Algumas cenas engraçadas, mais nada.

A cozinha do inferno / Hell's kitchen

Chorei ao ver que a linda Angelino Jolie (loira), manchou sua carreira fazendo parte dessa trama sem pé nem cabeça. O filme conta a história de uma mulher que manda seu namorado matar seu ex-namorado, que está saindo da cadeia, pois ela tem receio que ele queira se vingar dela por ele ter sido preso. Entendeu? Nem nós. Não perca essa uma hora e meia de sua vida olhando essa trama que não traz nenhum beneficio cultural, ao contrário, só pode confundir sua cabeça.

A cozinha do inferno (1997)
Não adianta chorar Angelina, agora o filme já foi gravado.

Pânico no deserto / Reeker

É impressionante como pode existir um filme tão ruim assim. É uma história de jovens que vão para uma festa no meio do nada, e então (como sempre) não há mais sinal de celular, os carros não funcionam e todos ficam amedrontados. Chega uma hora no filme em que nada mais faz sentido. Esse filme está com certeza na lista dos piores filmes de todos os tempos. Minha sobrinha de 6 anos e suas colegas da pré-escola conseguem proporcionar efeitos especiais melhores do que os encontrados nesse filme (que aliás nem podemos chamar de filme).

Pânico no deserto (2005)
Incrivelmente essa asneira teve uma continuação.

Light Speed

Baseado em um conto do grande escritor de histórias em quadrinhos Stan Lee, contudo não sei se a história na real é tão ruim assim, ou somente o filme que é um lixo. Blá, blá, blá, o herói vai resgatar a sua namorada no final do filme e como sempre salva o mundo do vilão que quer o dominar. As imagens e os efeitos são tão ruins quanto o elenco, não há condições de levar o filme a sério, os efeitos são tão fracos que chegam a ser engraçados. Acho que fiquei um pouco mais ignorante ao ver esse filme.

Light Speed (2006)
Um filme que para o bem dos fãs de HQ, não teve continuação.


O guerreiro do futuro / Dream warrior

Sim assistimos esse filme também, mas só para ver até onde vai a capacidade humana em produzir péssimos filmes. História passada no futuro, onde após uma catástrofe mundial, os seres humanos ganham super poderes. Filmografia péssima, interpretações piores ainda, efeitos especiais de doer os olhos, em suma não perca seu tempo nem pronunciando o nome do filme. Única dúvida foi entender como a Universal chancela um filme dessa estirpe.

                                                      O guerreiro do futuro (2002)
                           O ministério da saúde adverte: olhar causa dor de cabeça temporária.

O enviado / Godsend

Até hoje não entendo como um ator do calibre de Robert De Niro, aceitou fazer parte dessa porcaria. O filme conta a história de uma família que perdeu um filho em um acidente, e agora quer cloná-lo para tê-lo novamente. Porém o clone do menino é o capeta em pessoa, é a reencarnação do boneco Chuck na versão humana. Resumidamente um filme sem noção alguma, que poderia tranquilamente ser extinto das prateleiras de filmes de todo o mundo, sem deixar saudades. Uma mancha na carreira de De Niro, que foi devidamente acobertada pela mídia para proteger a imagem do ator. Detalhe: as gravações do filme terminaram em 2002, porém o filme só estreou em 2004, ou seja, por mais que eles tenham pensado durante um ano antes de lançar o filme, acabaram cometendo o erro mesmo assim.

O enviado (2002)
Não assista em hipótese alguma.

Infectados / Severed

Filme sobre zumbis. O contato com uma seiva geneticamente modificada que sai das árvores, faz com que os humanos se transformem em zumbis. Resumidamente o filme é um primoroso LIXO, não deve ser assistido em hipótese alguma. Um bando de péssimos atores reunidos no meio da floresta, em uma história sem nexo, onde o contato imediato com a seiva transforma os personagens em zumbis. Mas hein? Existem poucos filmes do gênero que se salvam, e esse com certeza não é um deles. Espero do fundo do coração, que todos os arquivos existentes com o filme sejam incinerados juntamente com seus produtores.

Infectados (2005)
Se vir esse Dvd, queime antes que alguém veja.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Borat: o segundo melhor repórter do glorioso país Cazaquistão

Filme sinônimo de sucesso entre o público adolescente. Com piadas de caráter um tanto quanto "tolerável", a história narra a viagem de um repórter do Cazaquistão Borat (Sacha Baron Cohen), aos EUA para conhecer o país e fazer uma matéria sobre a cultura americana. O filme configura uma espécie de humor moderno, com características diferentes dos clássicos, nem muito pastelão, mas também não muito TEEN. Tem um estilo semelhante ao humor Jack-ass, com cenas filmadas em situações não muito convenientes, onde o inesperado faz com que o público se divirta  a cada improvisação dada por Cohen, em passagens diferentes do normal. Definitivamente um humor diferente, que consagrou Sacha Baron Cohen como um dos comediantes mais assediados dos anos 2000, e fez com que uma continuação fosse requisitada pelos seus fãs. Nota 3,2

Borat (2006)
Uma visão americana, de como a cultura estrangeira pode ser bem diferente.

Feitiço do tempo / Groundhog day

Não há uma palavra que defina melhor esse filme do que "Brilhante", trata-se de uma comédia sem igual, possivelmente a melhor da década de 90. Conta a história de um repórter de televisão chamado Phil Connors (Bill Murray), que vai cobrir um dia muito especial (Dia da marmota) em uma cidade interiorana dos EUA. Acontece que o personagem de Murray, é atingido por um feitiço do tempo, que faz com que ele viva o mesmo dia (dia da marmota) todos os dias, independentemente do que ele faça, até mesmo após ele ter já "morrido". Contudo esse interminável dia, tem passagens muito engraçadas, onde Phil se aproveita desse dia para se divertir de inúmeras maneiras, e aprender que a vida tem coisas das quais não podemos nos esquecer. É uma comédia sem igual, que consegue um encaixe perfeito entre a cronologia dos acontecimentos e o cotidiano de Phil nessa pequena cidade. A trama conta de uma maneira inteligente e muito divertida, como a rotina "idêntica" pode acabar com a vida de qualquer homem, mas quando bem executada pode servir de reabilitação. Recomendável para todas as idades! Nota 4,75

Feitiço do tempo (1993)
Uma bela atuação de Murray, que poderia ter sido coroada com um Oscar, sem exagero.

O clube dos Cinco / The breakfast club

Cá estamos falando em um clássico da década de 80, um filme muito interessante que fez parte da infância e adolescência de muitos que aqui estão, inclusive aquele que vós fala. O filme é todo ele contado em um dia, ou melhor; "o dia", é um sábado onde cinco adolescentes se reúnem para cumprir a detenção por atitudes indisciplinares. É nesse contexto que desenrola uma trama muito divertida e verdadeira, pois o filme retrata uma realidade que existe até hoje entre os estudantes; a vontade de ficar em casa, e a rejeição à escola. Nesse desenrolar os cinco adolescentes tratam de assuntos comuns ao meio escolar e a juventude em si, um atleta (Emilio Estevez), uma neurótica (Ally Sheedy), um nerd (Anthony Michael Hall), uma patricinha (Molly Ringwald) e um rebelde (Judd Nelson), quando se juntam podem produzir uma história muito interessante com certeza. O diretor do filme é John Hughes, (que inclusive aparece no início do filme) um diretor revolucionário da década de 80, que trouxe uma nova perspectiva ao cinema, sempre se utilizando de um método eficaz com histórias simples, porém muito divertidas. A trilha sonora é muito boa também, tendo a música de abertura (Don't you forget about me) sendo composta exclusivamente para o filme. Nota 4,2

O clube dos cinco (1985)
Esse elenco fez muito sucesso na década de 80!


domingo, 24 de junho de 2012

Edward mãos de tesoura / Edward Scissorhands

Mais um filme clássico que mexeu no emocional de muita gente, marcou época e foi a confirmação de uma parceria de muito sucesso no cinema - Johnny Depp e Tim Burton. Trata-se de um "conto de fadas" da década de 90, onde um jovem chamado Edward (Depp) ao invés de possuir mãos como outra pessoa qualquer, tem em seus lugares diversas tesouras. Um belo dia Peg (Dianne Wiest) vendedora da Avon, por não obter muito sucesso em suas vendas na sua pacata cidadezinha, resolve visitar um castelo no fim da rua que aparentemente, há muito tempo havia sido abandonado. Lá ela encontra Edward, comovida com sua aparência e situação, resolve levá-lo junto para viver em sua casa. Lá Edward encontra Kim (Winona Ryder) filha de Peg, e apaixona-se instantaneamente por ela, começando assim uma história cheia de enlaces surpreendentes que se encaixam muito bem nas histórias reais de nosso cotidiano, porém com personagens reais. O filme é "a menina dos olhos" de Burton, e sabe como poucos despertar a magia que o cinema desperta no público. Apesar de ter mais de 20 anos de idade, sua história pode ser facilmente identificada com o nosso presente, e continuará da mesma forma por mais anos que se passem. Cabe aqui também frisar a qualidade do elenco, a fotografia e efeitos visuais do filme, além é claro da atuação destacada de Depp, que a partir desse trabalho mostrou-se capaz de assumir um Status de celebridade que hoje é a ele atribuído. Atentem para a simetria das casas no vilarejo, além do figurino dos personagens e da trilha sonora que abrilhanta ainda mais essa obra prima do cinema contemporâneo. Recebeu uma indicação ao Oscar pela categoria Maquiagem, o que de certa forma foi injusto, pela qualidade do filme. Nota 4,5

Edward mãos de tesoura (1990)

O velho patriotismo americano sempre presente.

A Origem / Inception


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Guerra dos mundos / The war of the worlds

O filme se tornou um clássico do cinema mundial, uma das maiores bilheterias do ano de 2005, traz em seu elenco atores do calibre de Tom Cruise e Tim Robbins, além da promissora Dakota Fanning. Conta uma história de ficção, onde uma invasão alienígena abala as estruturas do nosso planeta, em meio a tudo isso um pai de família Ray Ferrier (Tom Cruise) vê seu relacionamento com os filhos fragilizado, por ser um pai mais ausente do que presente na vida de seus dois filhos. Entretanto esse fato do relacionamento deles por vezes se sobrepõem ao fato de estar ocorrendo uma invasão alienígena ao mesmo tempo.O filme tem efeitos especiais dignos de seu diretor Steven Spielberg, e consegue mesmo que com uma história meio que sombria, prender a atenção do público do seu início até seu final surpreendente. A narração da estrela Morgan Freeman também é uma atração à parte, pois consegue deixar o público mais atento em virtude da entonação dada em sua fala. Temos um fato relevante e engraçado, que passou desapercebido aos olhos da crítica mundial, há uma cena da fuga de Ray e seus dois filhos, que por incrível coincidêncioa possui o único veículo que funciona no país inteiro, onde eles estão em uma rodovia e vão em sentido único para outra cidade. Contudo nesse trajeto(durante essa cena) em nenhum momento existe um carro que tranque a frente do carro de Ray, ou seja todos os carros pararam intercalados com espaço suficiente para que ele os ultrapasse. Qual é a probalidade em uma pista dupla onde milhares de carros trafegam, nenhum carro parar ao lado de outro, no momento em que todos os carros param juntos?  Nota 3,5

Guerra dos mundos (2005)

Gandalf em counter strike?


Dino-chefe


Na natureza selvagem / Into the wild

Um filme diferente, conta uma história verídica de um jovem americano de classe média alta, que decide largar tudo o que tem após a sua formatura na universidade. O jovem Christopher MacCandless (Emile Hirsch) de 22 anos resolve ir até o Alasca para viver, como o próprio nome do filme diz: na natureza selvagem. Só que antes de chegar ao seu destino e realizar seu sonho, o jovem passa por inúmeras situações que marcaram seu percurso, desde encontros com pessoas igualmente sonhadoras, até uma surra levada em um vagão de trem. O filme conta com um número muito grande de atores conhecidos, inclusive na direção do filme, que é feita por Sean Penn. Traz em seu elenco nomes como Vince Vaughn (conhecido por inúmeros filmes de comédia), Kristen Stewart (a Bella da saga Crepúsculo) além do grande ator vencedor do Oscar Willian Hurt. O filme fez um sucesso estrondoso entre o público adolescente, e de certa forma sensibiliza o telespectador a emocionante história vivida pelo jovem, pode ser visto tranquilamente sem o perigo de arrependimento. Cabe aqui uma questão: até onde a história contada, foi literalmente traduzida de acordo com o ocorrido na vida real? Levanto minhas dúvidas, mas me rendo diante do grande sucesso do filme, pois são méritos do seu autor e produtor ter conseguido adaptar a história ao seu filme. Atentem para a passagem onde o ator Zach Galifianakis (mundialmente conhecido pelo seu papel de idiota no filme "Se beber não case") dá algumas dicas ao personagem de Chris. Nota 3,9

Na natureza selvagem (2007)

Emile Hirsch no papel de Chris. Sim Emile também é nome masculino.
O cara é a lata do Leonardo Di Caprio!

A casa dos sonhos / The dream house

Will Atenton (Daniel Craig) é um publicitário de sucesso, que decide largar tudo e se mudar com a família para uma cidade no interior. Com o passar do tempo, Will descobre que coisas terríveis aconteceram na casa onde agora ele juntamente com sua esposa e suas duas filhas moram. A história tem uma revira-volta considerável em seu desenrolar, trazendo à tona uma realidade diferente daquela que o filme demonstrava. A Casa dos sonhos, diferentemente de uma gama de filmes de terror pode ser visto sim em noites de temporal, pois não traz em seu conteúdo muitas cenas de terror, mas traz um suspense tolerável aos olhos de quem o vê. Destaque para a cena em que Will vai até o hospital psiquiátrico a procura do suposto assassino que está á observar a sua família.Um filme fraco em diversos quesitos, a história é manjada, a fotografia do filme é comprometida, o contexto do filme em si deixa muito a desejar, por se tratar de um elenco bom.Nota 2,5

                                                          A Casa dos sonhos (2011)

O maior sonho dos produtores era que o filme tivesse um sucesso compatível com o elenco renomado.

A mulher de preto / The woman in black


Um filme que se passa no século XIX, proporciona bons sustos ao telespectador, mais um filme da série "não assista sozinho". O filme lembra clássicos do cinema mundial, como "A lenda do cavaleiro sem cabeça" estrelado por Johnny Depp, e o filme "Os outros" estrelado por Nicole Kidmam. Traz a história de um jovem pai viúvo chamado Arthur Kipps (Daniel Radcliffe) que vai há um vilarejo como funcionário de uma firma de advocacia, a fim de regularizar os papéis da venda de uma mansão abandonada. Após sua chegada na cidade, percebe um descontentamento dos moradores com sua presença, exceto um morador cético que até lhe oferece um jantar em sua casa. Com o passar do tempo o jovem Arthur descobre uma série de mortes de crianças ligadas a fatos estranhos, porém na maioria dos fatos mortes inexplicáveis. Mais tarde na mansão Arthur começa a ter visões de vultos, e principalmente de uma mulher vestida de preto (que por óbvio deu origem ao nome do filme). Arthur então percebe que as mortes das crianças se relacionam com a mulher de preto, e que ele deve tomar uma atitude para que isso pare, porém se esquece de uma promessa que a mesma havia feito em vida. Nota 3,4

A mulher de preto (2011)

Daniel Radcliffe o eterno Harry Potter, em um filme para adulto nenhum botar defeito.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Estou cego!


Sim humoristas (em regra) são engraçados.


Pior que é sempre assim!


Titanic - uma história real!


Cuida com o Chuck


O atirador

O filme traz uma excelente história de ação, Bob Lee Swagger (Mark Wahlberg) um ex-soldado do exército americano (especialista em tiros, ex-fuzileiro) é chamado para tentar impedir um possível assassinato do presidente americano, por meio de um tiro de longa distância. Entretanto quem acaba sendo assassinado por um tiro, é o arcebispo da Etiópia, mas esse fato só chega depois ao conhecimento de Swagger. Contudo essa história mostra um lado corrupto da política, onde para acobertar um massacre de um povo africano, com o aval de alguns políticos, incluindo o Coronel Issac Johnson (personagem de Danny Glover), é armado um esquema para incriminar Bob Lee Swagger, e tirar o foco sobre o massacre. O filme traz o ator Michael Peña no papel do agente federal Nick Memphis, cuja dúvida sobre a autoria do assassinato, faz com que ele seja raptado pelos verdadeiros culpados. Em seguida ele se junta a Swagger e a esposa de seu falecido colega, na busca pela verdade dos fatos. Atentem para as cenas na fazenda (onde Swagger busca o verdadeiro autor do disparo), a cena na neve, além é claro da cena final do filme. Aprenda com Swagger como fugir de toda polícia americana, mesmo tendo sido baleado e tendo caído de um prédio. No final provar com muita emoção como é inocente, e depois o melhor de tudo, fazer justiça com as próprias mãos. Uma ótima pedida para qualquer hora, atuação exuberante de Wahlberg, merece ser visto. Com ação e emoção do início ao fim.  Nota 4,25

                                                               O atirdor (2007)

                                              Achou que não ia rolar um romance? Hummm.

Imortais

O filme traz mais uma história baseada em um conto grego de cerca de mil anos antes de cristo. Traz as figuras míticas dos deuses gregos para a melhor compreensão de sua história, o nome "Imortais" faz alusão a essa característica inerente aos deuses, porém põe a prova essa característica nesse filme. Com efeitos especias e qualidade gráfica impressionante, Imortais aparece como mais um filme no estilo 300, que aliás foi o precursor desse estilo de filme. Interpretação muito boa de Mickey Rourke no papel do rei Hipérion, que busca o arco de Épiro (mais um deus grego), para libertar os titãs (deuses aprisionados em uma batalha com outros deuses), e com eles dominar o planeta, e acabar com os deuses. É presumível desde a introdução do filme, que Hipérion terá êxito na sua busca e libertação dos titãs, pois só assim o filme cumpriria o seu propósito de imortalizar os supostos "imortais". Theseus (Henry Cavill) está disposto a impedir que isso aconteça, deseja se vingar de Hipérion, pois foi ele quem matou sua mãe. Atentem para a cena em que Theseus usa o arco de Épiro para salvar seus amigos, e para a cena final, a luta dos Deuses contra os Titãs. Nota 3,00

Imortais (2011) 

Essas armaduras me lembram o desenho Cavaleiros do Zodíaco. Concordam?

300

Um filme épico, feito em uma qualidade gráfica impressionante, revolucionando em parte a concepção de filme medieval. Traz em seu elenco Gerard Butler(no papel principal do Rei Leônidas), um ator em ascensão no cinema mundial, e o não "menos" famoso Rodrigo Santoro, que apesar de não falar muito durante o filme, se encaixou bem no personagem do Rei Xerxes. Uma ótima pedida de filme, traz uma história empolgante do início ao fim, conta com passagens românticas, mas com predominância de cenas de ação. Atentem para a fala de Leônidas ao final do filme quando em sua mente ele comunica-se com sua esposa, interagindo de certa forma com o telespectador. A saraivada de flechas em direção ao exército espartano ao final do filme, também é um primor de cena, aliás o filme todo traz passagens interessantes, e se puder ser visto em terceira dimensão, até provocaria alguns sustos no telespectador. Nota 3,75.

Gerard Butler 300 (2007)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

O melhor filme de todos os tempos

Não é fácil definir qual o melhor filme de todos os tempos, talvez porque essa é uma classificação que não depende somente de apreciação objetiva e abstrata, essa classificação depende sim de critérios subjetivos inerentes a cada pessoa. O que define a qualidade de um filme para qualquer pessoa, não é uma opinião externa, mas sim sua própria opinião, ligada principalmente há um conceito subjetivo, onde por alguma afinidade com o gênero, alguma mensagem emblemática ou passagem que seja comum  ao telespectador.O melhor filme de todos os tempos não somos nós quem definimos, cabe a você escolhê-lo.  Muitos filmes são feitos em cima de histórias surpreendentes e comoventes, alguns se baseiam em ficção, em contos, outros retratam uma realidade social, porém todos eles tem uma característica fundamental em comum: atrair a atenção do público (afinal é para ele que ele é produzido). Bom, filmes são sinônimos de diversão e entretenimento, são produtos culturais consequentes do intelecto humano, e ao contrário da bebida alcoólica, devem ser apreciados sem moderação alguma.

                                                          Aprecie sem moderação!

domingo, 17 de junho de 2012

Nostalgia é bom

Áureos tempos em que as emissoras satisfaziam os telespectadores com filmes que realmente cativavam o público do seu início até o final. Tínhamos filmes muitos bons que passavam em horários acessíveis na televisão aberta, onde qualquer público independentemente de sua idade poderia assistir sem nenhuma censura. Lembramos de alguns filmes característicos da "Sessão da tarde" ou de "Temperatura máxima" da rede Globo de televisão. Vejamos:
- Duro de matar: passava geralmente em Temperatura máxima, e apesar de algumas cenas de violência, sabia ser empolgante e engraçado ao mesmo tempo;
- Os Goonies: clássico para todas as idades, uma história de caça ao tesouro, que até hoje deixa muito marmanjo com os olhos vidrados na televisão;
- Sem licença para dirigir: um filme muito divertido que retrata uma condição ao qual todos nós já passamos- a prova da carteira de habilitação. Apesar de ser do final da década de 80 ainda é um tema bem atual;
- Máquina mortífera: tem um estilo parecido com "Duro de matar", também alçou Mel Gibson para a glória, trazia uma história inteligente que envolvia humor e ação;
- O feitiço de Áquila: filme muito interessante que mexe com a imaginação do telespectador, faz todos ficarem na torcida pelo final feliz. Mais um filme que não faria nenhum mal em ser reprisado anualmente.
                                         
Máquina mortífera


Teríamos N filmes para listar aqui, porém eles serão colocados na categoria de clássicos, deixamos aqui um espaço para os filmes transmitidos na emissora concorrente direta da Globo, o SBT. Nas tardes durante a semana, o SBT transmitia via "Sessão da tarde" filmes com histórias muito boas, porém com menor expressão ou menor sucesso que os transmitidos em sua concorrente. Vejamos aqui alguns filmes que marcaram a "Sessão da Tarde":
- A lagoa azul: alguns julgam ser o clássico dos clássicos, não importava a emissora que a transmitisse(pois há uma versão que era transmitida na rede Globo), a audiência sempre era fiel, apesar de saber a história de cor e salteado;
- Bethoven: um dos poucos filmes envolvendo cachorros que era divertido, geralmente envolvia bandidos, na famosa batalha do bem contra o mal;
- A lente do amor: romance e humor, uma combinação que ganhou o público a partir da década de 90, aliás muitos filmes desse estilo se perderam com o tempo;
- Os caça fantasmas: fez um estrondoso sucesso no Brasil, e no mundo inteiro também. Poderia tranquilamente ser reprisado no lugar de filmes com cachorros e macacos falantes, que passam atualmente;
- Um robô em curto circuito: perdi a conta das vezes que foi passado, porém todas elas bem sucedidas. Também seria uma ótima pedida para substituir programas inúteis como os que o SBT transmite.
A lente do amor (1997)

1001 filmes para ver antes de morrer

Mais uma da série 1001 coisas para fazer antes de morrer, o livro "1001 filmes para ver antes de morrer" traz grandes clássicos e algumas incógnitas do cinema mundial. O livro traz em seu conteúdo desde o 1° filme listado (não na ordem de qualidade, mas em ordem cronológica) "Viagem à lua", filme mudo do início do século XX em preto e branco, cujo diretor é Georges Mélliès, até "Bastardos inglórios" filme de 2009 do polêmico Quentin Tarantino. Alguns de vocês devem ter ligado o nome do diretor de "Viagem à lua" personagem de Mélliès no filme "A invenção de Hugo Cabret". Sim a ligação é válida, pois a história é verídica, o personagem de Georges no filme foi o autor de inúmeros filmes, e juntamente com sua esposa atuava na maioria deles. Aliás uma crítica pontual ao cidadão que traduziu o filme "A invenção de Hugo Cabret" para o português; não haveria necessidade de alteração do nome do filme, que em inglês é somente "Hugo". Até porque o rapaz Hugo não inventa nada no filme, quem inventa mesmo é o próprio Georges Mélliès, e não o rapaz que somente monta o boneco com as peças designadas no projeto. Enfim o livro traz muitos filmes anteriores a década de 80, onde julgamos ter sido o divisor de águas para o cinema em todo o mundo, saindo de uma perspectiva cultural clássica, para uma mescla com o cotidiano e outros temas que fazem parte do mundo atualmente. A nossa equipe recomenda a leitura da obra, é uma boa pedida para quem gostaria de saber um pouco mais sobre a história do cinema mundial, e entender a evolução dessa fábrica maravilhosa de sonhos que é o "CINEMA". O custo médio do livro varia de R$ 50,00 a R$ 60,00 nas melhores livrarias ou pela compra virtual nas livrarias da internet.
Uma boa dica de presente. Procure sempre a edição atualizada.

Séries clássicas

A séries fazem parte da grade televisiva desde os primórdios da televisão mundial, algumas dessas séries fizeram história e marcaram gerações. Todos nós reverenciamos e lembramos de cada sequencia de imagens  da série Chaves, ou Chapolin, duas séries criadas pelo mesmo artista, com personagens distintos onde o sucesso alcançado nas décadas de 70 e 80 permanecem até os dias atuais.
Chaves

Séries mais recentes adentraram o cenário televisivo nacional a partir da década de 90, alguns dos seriados como The Fresh prince of Bel-Air(um maluco no pedaço), trouxeram um humor mais globalizado, trazendo características atuais e adequando elas a rotina e cotidiano das pessoas comuns.



Em um prisma mais recente a televisão adotou diversas séries, independentemente de suas características, ou o público a qual elas se destinam, séries como Lost, e Supernatural apesar de terem um teor ligados a coisas até mesmo sobrenaturais ou ficção, fazem um sucesso muito grande entre o público atual.

Decadência da programação da Tv aberta

A grande maioria da população brasileira não tem acesso aos canais fechados, onde dezenas de filmes são rodados diariamente, divididos em diversos gêneros, que agradam todos os públicos. Pois bem, esse povo está refém de uma programação televisiva aberta, onde o que se prioriza são as telenovelas e as minisséries nacionais. Não temos restrições mais pesadas ao nosso cinema que está em evolução gradativa, porém a grade de programação aberta ainda não possui espaço suficiente para as séries e filmes que são reproduzidas nos melhores canais televisivos do mundo. O que predomina na programação nacional são programas do gênero humorístico de 5ª categoria (não querendo criticar o programa homônimo, que aliás era um dos que ainda possuíam um conteúdo humorístico aceitável). Contudo, um país onde as telenovelas são sinônimo de audiência, e os telejornais se propõem a serem transmitidos nos seus intervalos, é um país despreparado para a criação de uma grade aceitável. Não nos referimos ao paladar mais requintado de um número reduzido de telespectadores em especial, mas à toda a população que se encontra em um estágio de ascensão cultural. Quando falamos em decadência da televisão aberta, não falamos em uma decadência atual, pois a mesma sempre foi fraca, mas uma decadência ao longo dos anos. Quem se lembra da época em que filmes muito bons recheados de humor e ação, como "Curtindo a vida adoidado", faziam parte da grade mensal da sessão da tarde? Bom essa série de filmes com um teor um pouco mais refinado, foram sendo gradativamente esquecidos em algum arquivo nos subsolos das grandes emissoras nacionais. Mas ainda há um pingo de esperança, quem sabe um dia teremos uma grade na televisão aberta, onde o cinema nacional de boa qualidade e as séries de prestígio mundial, tenham mais espaço do que as telenovelas costumam ter.

Meu nome não é Johnny (2008)

Aos amantes da sétima arte

Em suma o nosso blog trará o melhor em dicas sobre filmes e seriados, com inúmeras curiosidades e diversos recursos interativos. Sabe aquela noite de sábado chuvosa, onde o melhor programa é um filmezinho esperto com a galera, tomando aquela cervejinha? Pois é teremos o prazer em ajudar a você a escolher qual filme olhar nessa situação, e em outras tantas.
Você conseguiu a casa no fim de semana, e convidou aquela menina que há tanto tempo está a fim. Agora vocês estarão sozinhos, loucos por um amasso. Aí o que menos importa mesmo é o filme, aliás nessa hora ele é só um pretexto para vocês dois curtirem um pouco o tempo a sós. Mas com certeza as noites não serão todas iguais. Então para aquela noite onde você realmente precisar de uma boa dica de qual filme escolher apara impressionar a sua namorada, ou sobre qual série começar a olhar, a equipe Tvexperts estará a sua disposição para lhe ajudar. Afinal de contas é muito chato perder segundos preciosos de sua vida para escolher um filme, e depois descobrir que realmente foi perda de tempo e a escolha foi péssima. Com as dicas do Xgoiaba a chance de isso ocorrer é bem pequena.
Abraços e boa diversão a todos nós!

Faça como o Spider Man, pegue mulheres em dias de chuva também. Como? Filmes.